segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Um bom avanço nesta semana

Mais uma semana de boas notícias.

Os índices de produção da medula óssea de Oliver continuam a aumentar: glóbulos vermelhos (hematócritos) passaram de 24% para 28%, glóbulos brancos (leucócitos) passaram de 3700 para 4800 (pode-se dizer que já estão dentro da normalidade) e as plaquetas tiveram um bom impulso, passando de 25.000 para 50.000 nesta semana.

Os índices relacionados ao fígado (transaminase, gama-gt) e a desidrogenase láctica continuam altos, indicando uma hepatite crônica, muito provavelmente devido à medicação, que será mantida durante mais quatro meses para garantir o sucesso do tratamento.

Por conta da desidrogenase láctica elevada, foi feito nesta semana um exame para saber se Oliver contraiu uma doença de nome complicado que é muito comum aparecer em quem tem aplasia da medula: hemoglobinúria paroxística noturna, que provoca a hemólise, que na prática é a destruição das hemácias. Feito o exame, e após alguns dias de expectativa do resultado, foi constatado que não há risco dele ter contraído esta doença, o que nos deixou aliviados.

O caso de Oliver repercutiu no rádio. Fui convidado a dar uma entrevista na rádio Bandnews FM, no dia 8 de julho, e além de explicar o estado de saúde do Oliver naquele momento, tive a oportunidade de divulgar o grande cadastramento de doadores de medula óssea que haverá em Niterói nos dias 13 e 14 de agosto, conforme post imediatamente abaixo deste.

A entrevista pode ser ouvida clicando no player abaixo:



Oliver e nós, seus pais, temos contado com a energia, a solidariedade, as orações e o apoio de tantos amigos e familiares, que seria arriscado citar nomes. Mas vou me arriscar, por algumas pessoas que têm sido fundamentais:

Dr. Wolmar Pulcheri, dedicado e competente médico, é o principal responsável pelas boas notícias que temos divulgado. As enfermeiras, entre elas Viviane, Luciana, Débora e Analu, bem como os demais funcionários da Clínica São Vicente, onde Oliver ficou internado, foram sempre muito atenciosos. Márcio, meu cunhado, Paulo Abel, meu primo e Noêmia, minha mãe, lançaram e estiveram à frente da divulgação da campanha, no início para doação de sangue e plaquetas, e posteriormente para o cadastramento de doadores de medula óssea.

Neste sentido, Guilherme e Letícia, queridos amigos, e Rosana com sua filha Tatiana, namorada do Oliver, se mobilizaram intensamente desde a primeira hora. Stefano, criador do blog, multiplicou a divulgação da campanha. Bárbara e toda a turma de medicina da UFRJ realizaram um memorável movimento de amizade e solidariedade. Cezar Benjó, presidente do CIB, além de ceder o espaço, se engajou pessoalmente na campanha. Helliane, Mônica e Fernanda, do ONS, com competência e vibração, mobilizaram rapidamente o ONS e as empresas do setor elétrico no Rio de Janeiro. Regina Lacerda, do Hemorio, apaixonada pelo que faz e incansável no incremento do banco de doadores, tem viabilizado com sucesso total as coletas móveis de doadores em potencial. E muito mais gente, anonimamente até, fizeram com que pudéssemos aumentar bastante este contingente.

A todos nosso profundo agradecimento. Continuemos nesta trilha, agora com a campanha em Niterói.

Nenhum comentário:

Postar um comentário