quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Acompanhamento da recuperação

Oliver voltou às aulas na segunda-feira desta semana, está se sentindo bem e teve hoje os resultados do exame de sangue. A recuperação continua, mesmo que em ritmo mais lento, rumo à normalidade. Os glóbulos vermelhos (hematócritos) subiram de 30% para 32%, nível mais alto em mais de três meses. Os glóbulos brancos (leucócitos), que já haviam se normalizado, estão em 3.800, e as plaquetas subiram de 65.000 para 72.000. Nestas duas semanas, a medicação (ciclosporina) teve sua dose reduzida durante alguns dias, e foi confirmado que a hepatite é realmente medicamentosa, e assim que a medicação for descontinuada irá ceder.

Nos dias 13 e 14 de agosto tivemos a campanha em Niterói, que cadastrou 1020 pessoas, com a participação de muitos voluntários que ajudaram na divulgação e na organização da coleta, sempre sob a responsabilidade de Regina Lacerda, do Hemorio.

Aproveito para divulgar o caso de Diego Marcondes, sobrinho e filho de amigos nossos, que foi diagnosticado em 13/8 com leucemia e está em tratamento, precisando de doações de sangue e de plaquetas. Todas as informações sobre o momento mais adequado para as doações podem ser obtidas em http://www.facebook.com/pages/Tamujuntoemisturado/108318892557948, que funciona como um blog, no qual Diego atualiza as notícias.

Finalmente, além de reiterar o agradecimento a todos os que se dispuseram a ajudar de todos os meios possíveis, quero destacar o carinhoso acompanhamento feito durante este tempo pela minha cunhada, Janine, que é médica e pôde estar mais próxima dos eventos médicos do Oliver.

4 comentários:

  1. Sensacional encontrar o Oliver na Faculdade, feliz, como se nada tivesse acontecido! É isso aí, seguir em frente!
    Abração

    ResponderExcluir
  2. Nossa que legal =) fico muito feliz (= parabéns

    ResponderExcluir
  3. Prezados,
    Parabéns pelo blog e pelas notícias postadas, que estão sendo de grande ajuda e esperança para mim. Meu nome é Marcus, 35 anos, moro em Brasília, e após ter tido alguns sintomas parecidos com os do Oliver (manchas roxas sem pancadas, cansaço/fadiga/palidez e uma hemorragia na gengiva), um exame de sangue realizado em 25/06/10 mostrou a baixa severa das minhas 3 séries sanguíneas. Internado na UTI no mesmo dia e realizada a punção de medula óssea, tive um primeiro diagnóstico de mielodisplasia (SMD), que depois de muitos e caros exames, foi retificado para aplasia de medula óssea (optei por também consultar médicos em bons hospitais de São Paulo para conhecer sobre a doença – que surge do nada: fazia natação há anos e nunca quebrei um dedo! - e obter outras opiniões). Como meus dois irmãos não foram compatíveis comigo para o TMO, a equipe médica aqui em Brasília e os médicos de SP recomendaram o tratamento com a globulina antitimocítica (GAL/ATG) e ciclosporina, assim como o indicado para o Oliver. Recebi várias transfusões (de plaquetas semanalmente), finalizei a Timoglobulina em 19/08 e nessa semana iniciei a ciclosporina, aguardando, com a graça de Deus, o mesmo sucesso no tratamento que o Oliver vem obtendo. Também tive o apoio dos amigos e do órgão em que trabalho para realizar campanha de doação de medula junto com o Hemocentro-DF, na Semana da Saúde, ocorrida há 10 dias. Tenho certeza de que assim como já postaram alguns comentaristas, vamos nos recuperar plenamente para levar uma vida absolutamente normal, com o apoio das nossas famílias, amigos e boas almas que, mesmo às vezes nem nos conhecendo, torcem e alimentam uma corrente positiva para nossa cura. Tudo com fé, perseverança e a proteção de Deus. Nessas horas, a família é fundamental. Abraços e força. Marcus (pixieman@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  4. Oliver .... ja na faculdade nossaaaaaaaaaaaaaa que noticia maravilhosa!!!!!!!!!! Espero voce como meu colega nos plantoes la na CSVG ... e olha, nao escute os anestesiologistas nao hematologia e o que ha de melhor :D
    Sucesso na nova etapa, saude e bjs em todos! De noticias, sempre!
    Vivi

    ResponderExcluir