quarta-feira, 23 de junho de 2010

Campanha emocionante na UFRJ

Escrito pelo pai do Oliver, Alberto Kligerman, em 23/06/2010

Ao chegar na Faculdade de Medicina da UFRJ ontem, e ver toda a turma do Oliver engajada na campanha para cadastramento de doação de medula óssea, obtendo uma adesão impressionante de alunos de todos os centros, não me foi possível controlar a emoção ao passar a notícia para o Oliver pelo celular. Foram mais de 1000 novos cadastros em um único dia de coleta móvel do Hemorio, por iniciativa dos próprios amigos do Oliver. Esta mobilização de grande sucesso foi registrada e se tornou uma matéria do Bom Dia Brasil de hoje, 23/6, que pode ser acessada em qualquer um dos links abaixo:

http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2010/06/jovens-se-mobilizam-para-ajudar-quem-precisam-de-transplante-de-medula-com-urgencia.html

http://g1.globo.com/videos/bom-dia-brasil/v/estudantes-de-universidade-fazem-campanha-para-doacao-de-medula-no-rio/1288066/#/Edições/20100623/page/2

O transplante será a alternativa a ser buscada caso não seja obtida a recuperação de sua própria medula, através do tratamento de primeira linha a que Oliver está submetido, com o uso de imunosssupressores. A resposta é lenta, e o prazo para avaliação, de acordo com o médico, deve ser de três meses. Enquanto isso, os principais índices de sangue (hemácias, leucócitos e plaquetas) serão monitorados, e sempre que necessário serão feitas transfusões de sangue.

No último exame, feito ontem, os leucócitos apresentaram uma boa melhora, passando de 1500 para 2400, nível que é considerado satisfatório, ainda que abaixo do mínimo considerado normal, que é 4000. As plaquetas continuam em nível crítico, 5.000 (o mínimo de segurança é 30.000), e nada se pode afirmar sobre as hemácias, pois Oliver recebeu transfusão de sangue no domingo, em função das hemácias estarem abaixo do nível crítico. A hepatite está cedendo, e já não preocupa.

Contimuamos confiantes, e confortados pela imensa solidariedade.

Neste domingo, em Copacabana, de 9 às 14h, o Hemorio vai montar mais um posto de coleta móvel, desta vez no CIB, à Rua Barata Ribeiro, entre as ruas Santa Clara e Figueiredo Magalhães. No início de julho, já está sendo agendada uma coleta móvel em Niterói. A informação constará neste blog.

8 comentários:

  1. Boa tarde!
    Fiquei imensamente feliz ao saber do sucesso da campanha na UFRJ!! Eu estive lá e pude ver de perto, o empenho e o carinho com que, TODAS as pessoas envolvidas tratavam de uma mobilização em prol de vidas que, assim como o Oliver, talvez também se beneficiem com esse pequeno e tão significativo gesto.
    Por questões de trabalho, meu marido não pôde ir comigo na terça-feira. Mas, já nos comprometemos a ir no domingo até o CIB pra que ele também faça o seu cadastro.
    Se Deus quiser, teremos um número ainda maior de pessoas lá!
    Sozinhos, não somos realmente, NADA!
    Um grande abraço aos pais, parentes e amigos e, principalmente a ti OLIVER, pequeno GRANDE guerreiro!
    Estejam todos com Deus!

    ResponderExcluir
  2. Boa Tarde
    Oi Super Oliver, Sr. Alberto e Débora
    Como vocês estão??? Acabei de assistir a reportagem da campanha realizada na UFRJ, to aqui muito emocionada.
    Vocês sabem o quanto são especiais para mim e para minha equipe. Continuamos na expectativa de conseguirmos uma resposta medular ou doador se assim tiver de ser, mas a mobilização dos amigos, colegas e muito desconhecidos faz com que eu tenha cada vez mais a certeza quando digo que a hematologia e a onco-hematologia me escolheu. Preciso confessar que sinto certa saudade de vocês quando vejo o quarto fechado rsrsrs. e ao mesmo tempo sinto um alivio enorme pelo Oliver estar em casa, a visita de domingo foi "rápida" e fora do meu horário mas tudo bem ... No próximo sábado estarei indo ao INCA com alguns amigos para fazer a tipagem de HLA e se der apareço no domingo no CIB. Abraços a todos.
    Shalom
    Viviane Silvestre
    Ps. Oliver álcool gel pode e mão dadas também! Rsrs.

    ResponderExcluir
  3. Isabelle,
    Infelizmente não. Só tendo entre 18 e 55 anos.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns por essa lição de vida que vocês estão nos passando! Irei no CIB fazer meu cadastro!

    Parabéns! Estou rezando aqui pela melhora do Oliver !

    Abraços!
    Renato.

    ResponderExcluir
  5. Eu vi a reportagem, muito lindo a mobilização dos amigos! Quando esses problemas ocorrem com alguma pessoa querida que nos damos conta do quanto é importante ajudar! É uma pequena ação que pode reconstruir vidas, famílias, sonhos! Doar medula é doar vida COM vida! Que o Senhor abençoe Oliver nessa luta. Felicidades!!

    ResponderExcluir
  6. tenho 23 anos....saudável....incompatível (-b)...gostaria de saber quando farão um mutirão na SKYTURISMO para ajudar este jovem e outros que necessitam do nosso apoio...que vivem esta situação....
    desejo melhoras...

    ResponderExcluir
  7. Beatriz o fato de vc ser (B-), não significa que vc nao tenha uma medula compativel, a compatibilidade da medula é pelo HLA nao tem nada a ver com tipagem sanguinea ou fator Rh.

    ResponderExcluir