quarta-feira, 30 de junho de 2010

Campanha no CIB cadastra 850 novos doadores

Postado pelo pai do Oliver, Alberto Kligerman

Ontem tivemos o resultdo de mais um exame de sangue do Oliver, atualmente em sua primeira linha de tratamento para a aplasia de medula. Dos três elementos sanguíneos, os leucócitos atingiram a normalidade (chegaram a 3700), estimulados por um medicamento chamado "granulokine", que é dirigido à produção de neutrófilos. É uma boa notícia. No entanto, os glóbulos vermelhos e as plaquetas, que dependem do funcionamento espontâneo da medula, permanecem estagnados e em níveis críticos. Tudo bem, o prazo para que o tratamento dê os primeiros sinais é de entre 2 semanas até 6 semanas, e estamos no momento iniciando a quarta semana após a imunossupressão com timoglobulina.

Oliver está bem disposto, e por conta da sua defesa restabelecida (leucócitos), já pode receber visitas. No entanto, deve manter relativo repouso: por conta de ter poucos glóbulos vemelhos, tem a mesma sensação de quem está a 4.000 metros de altitude, se cansa com muita facilidade, e por conta de ter apenas 5.000 plaquetas, tem que se cuidar para não ter qualquer contusão, pois seu sangue não coagula. Estamos evitando aplicar transfusões, pois segundo o médico, prejudicaria o tratamento.

No domingo, tivemos um ótimo comparecimento à campanha feita pelo Hemorio no CIB (Clube Israelita Brasileiro) em Copacabana. Em um dia de sol, centenas de pessoas aguardavam pacientemente na fila para fazer seu cadasstramento, que consiste em colher 5 ml de sangue do braço e preencher uma ficha. De 9h às 15h, o Hemorio contabilizou 850 cadastramentos. A doação de medula óssea, felizmente, tem recebido uma boa divulgação da mídia, tendo sido foco, neste domingo à noite, de uma reportagem no programa Fantástico, que pode ser acessada pelo iink:
Aos poucos, vamos conhecendo e nos associando a outros pais e pacientes que precisam de um transplante de medula óssea, o que nos possibilita incrementar as campanhas móveis do Hemorio, e de outros hemocentros pelo Brasil. Os resultados que temos obtido se devem à mobilização, à solidariedade e ao entusiasmo dos que perceberam a oportunidade de salvar vidas com um pequeno gesto, e a todos, amigos, familiares, conhecidos e anônimos, temos muito a agradecer, e com isso só nos cabe continuar plenamente confiantes.

2 comentários:

  1. Boa noite! Sou aluna de medicina da UERJ e recebi um email divulgando a história do Oliver e a grande campanha por doação de medula óssea que está por trás dele.

    Fiquei emocionada lendo o blog e vendo tudo que seus pais e amigos têm conquistado.
    Sou doadora de medula óssea desde 2006, abraço a causa pois sei o quanto é importante para quem precisa.

    Fiquem sabendo que desde já farei o possível para divulgar tanto a história de Oliver quanto a facilidade em ser doador e a necessidade de MO de pessoas com doenças hematológicas.

    Muita paz e luz pra vcs. Oliver, força! Tenha fé e tudo dará certo.

    ResponderExcluir
  2. Ola adorei ter participado,dei meu telefone pro Alberto kligerman, pra Helena entrar em contato para organizar mos uma campanha aqui na Barra da tijuca onde conseguiria muitos doadores ,consegui o apoio de diversas pessoas para a causa meu nome é Suzana e meu tel 78419593,queremos ajudar não só o Oliver mas todos que poderiam se beneficiar com esta campanha,ao Oliver todo meu carinho ,força e muita fé

    ResponderExcluir