quarta-feira, 9 de junho de 2010

Resumo dos Fatos e Informações Importantes

(Escrito pelo pai do Oliver, Alberto Kligerman)

Após o diagnóstico de aplasia da medula severa (funcionamento de menos de 10% da medula), recebido no dia 30/5, Oliver Kligerman, de 21 anos, passou a receber desde o dia 3/6 a primeira linha de tratamento, que é a imunossupressão, uma vez que é alta a probabilidade desta doença ser auto-imune, em que os linfócitos-T destroem a medula óssea.

Os medicamentos utilizados (Thymoglobulina de coelho - por cinco dias - e Ciclosporina - por vinte e um dias) têm como objetivo zerar o sistema imunológico, de forma que os linfócitos-T percam a memória. Com isso, ele está completamente vulnerável, com leucócitos zerados, e está em um quarto com ar filtrado e sem receber visitas, de forma a não desenvolver infecção. Caso o tratamento seja bem sucedido, espera-se que em duas semanas a medula dele dê sinais de que voltou a funcionar.

Oliver está tranquilo, em repouso. Sabe que o processo é lento e não está ansioso. Além disso, estamos confiantes. Neste período, ele está recebendo infusão de plaquetas, que foram obtidas através da bem sucedida campanha de doação de sangue realizada pelos amigos e familiares. Sua série vermelha (hemácias) está com valor baixo, mas suficiente para ele manter-se em repouso sem necessidade de transfusões. A questão de doações de sangue está, portanto, equacionada por enquanto.

A segunda linha de tratamento, que poderá ser utilizada, de acordo com os resultados da imunossupressão, é o transplante de medula óssea. Para tanto, estamos empenhados no cadastramento do maior número possível de pessoas entre 18 e 55 anos. O cadastramento, feito em hemocentros espalhados por diversas cidades do Brasil (ver abaixo), consiste no preenchimento de uma ficha (nome, endereço, telefone e assinatura) e uma rápida coleta de 5ml de sangue do braço, como em um exame de sangue comum, de forma a ser mapeado código HLA do cromossomo 6, que deve ser igual para doador e receptor.

Os hemocentros de alguns estados, a pedido, fazem o cadastramento coletivo em empresas, clubes e associações.

Como a chance de se encontrar um doador compatível com uma pessoa que necessite de transplante é de 1 em 100.000, é fundamental ampliar o universo de pessoas cadastradas. O feliz encontro de um doador com um receptor compatíveis significa que uma vida está sendo salva a troco de um pequeno incômodo, ou seja, a retirada de apenas 10% da medula do doador, que se recompõe integralmente em 15 dias.

Os registros de doadores coletados em todo o Brasil formam o Registro de Doadores de Medula (REDOME), unificado. A busca é efetuada inicialmente no REDOME e, caso não seja encontrado doador compatível, a busca é estendida para os registros de todo o mundo, que estão integrados em um mesmo universo para consultas, chamado Bone Marrow Donors Worldwide (BMDW). http://www.bmdw.org/index.php?id=number_donors0&no_cache=1

8 comentários:

  1. Oi boa noite, meu nome é Estrela e eu estou me tratamento contra uma leucemia desde março do ano passado, já fiz outros comentários aqui,eu tenho um blog q fiz ano passado, nele tem muitas informaçoes sobre o cancer e o transplante de medula ossea, está livre p vcs lerem e quem sabe possa ajudar em alguma coisa. Nós fizemos varias buscas até em bancos de medula internacional, banco de sangue umbilical, tem endereço de muitos centros no meu blog. Bem já estou na divulgaçao pois quero q assim como eu e a minha amiga Abigail ele tbm consiga o seu doador!!! E irá por Deus ja esta atuando em sua vida!!! Eu sempre acreditei q iria conseguir um doador eu quero muito q vcs td tenho certeza disso e faça de td p q deia certo os preceitos divinos!!! Boa noite bj no ♥ de td!!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado a todos pela força, pela divulgação e pelas mensagens!

    ResponderExcluir
  3. Como faço para me cadastrar como doadora?

    ResponderExcluir
  4. Sou doadora de medula há 10 anos. Muito importante é Oliver manter o bom astral e a CERTEZA de que vai conseguir.
    Uma sobrinha com 14 p/15 anos teve leucemia e foi desenganada. Mas teve garra,fé e ânimo. Hoje está casada e faturando alto com arquitetura.
    Faremos uma corrente positiva para Oliver e vou procurar os doadores dela.
    Namastê.
    Gilda Aché Taveira - RJ

    ResponderExcluir
  5. Olá, meu nome é Jaqueline e moro em São Paulo
    Farei o cadastro para doação de medula em minha cidade e irei divulgar a informação também
    Meus irmãos também vão fazer
    No mês de Abril, minha priminha de 10 anos foi diagnosticada com leucemia e esta em tratamento desde de então, mas Graças a Deus não precisa de doação de medula, mas o tratamento é arduo e doloroso, mas ela, assim como o Oliver vão se recuperar bem =)
    Fé ajuda muito

    ResponderExcluir
  6. Meu nome é Hugo sou da ciade de Goiatuba goias tenho 24 anos de idade, ontem na minha casa eu estava asistindo ao jornal de SP, e me deparei com a reportagem que falava do OLIVER e do problema de saude dele, olha em 2006 depois de alguns exames foi diagnosticado que u tinha APLASIA DE MEDULA OSSEA, fiz tratamento com imunusupressores e com um medicamento chamado globulina antilifocidica ( GAL), e hoje estou curado meus exames sao de uma pessoa que nunca teve problema de saude, minha intenção qui e deixar uma mensagem de otimismo pra vc OLIVER e pra toda sua familia, que é so ter fé que com certeza Deus fará o resto, e quando vc menos esperar estara curado assim como eu estou, seja atraves do medicamento ou atraves de transplante... meu msn é hugo_alves13@hotmail.com, estarei ezando por vc!!!! Um grande abraço Fique na paz de Deus.

    ResponderExcluir
  7. Hugo, o tratamento inicial do Oliver está sendo praticamente igual ao seu, só que ao invés de globulina antilinfocídica ele usou globulina antitimocídica (timoglobulina) por 5 dias, e a seguir ciclosporina, que deve manter por 6 meses. É muito animador que o tratamento tenha tido absoluto sucesso com você.

    ResponderExcluir
  8. Vou me cadastrar para ser doadora de medula e irei no hospital das clinicas pois houvi dizer que lá é feito esse teste e apenas unma coleta de sangue e ficarei aguardando quem for compativel comigo... Tudo de bom e felicidades torcer para eu ser compativel com vc

    ResponderExcluir